Há 70 anos – oficialmente – Estado de Israel, a única nação de maioria judia do mundo, carrega entre suas milenares construções, uma rede de sentimentos fantástica e indescritível.

IMG_1769
Independência do Estado de Israel – foto de um quadro.

Terra multifacetada e pluricultural, suas fronteiras com guerras estabelecidas em nada interferem na vivência do país desenvolvido, que tem uma das mais altas expectativas de vida e o 40º maior produto interno bruto (PIB) do mundo, além do mais alto padrão de vida do Oriente Médio.

Israel é inexplicável. Com sua trajetória flutuante entre guerras e tratados de Paz, a conquista do estabelecimento do Estado Judeu é comemorada como a verdadeira resistência de um povo. Símbolo desta perseverança, Massada é uma fortaleza natural, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e destino imperdível para quem se encanta em reviver a História.

IMG_1869
Massada tornou-se um evento controverso na história judaica.

Aliás, História é algo que permeia cada centímetro desta Terra Santa. Próximo à fortaleza, fica o ponto mais baixo da Terra: o Mar Morto, que tem esse nome devido à grande concentração de sal, o que impossibilita a existência de vida em suas águas. Mas, embora letal para peixes e plantas, os sais minerais do Mar Morto trazem inúmeros benefícios para o ser humano. Quem nunca ouviu falar na famosa lama do Mar Morto, usada por Cleópatra para seus banhos de beleza?!

Sabe de uma coisa? Beleza mesmo é o pôr do sol no Mar Morto, quer dizer, em Israel, como um todo, o pôr do sol é diferente; em especial, o de sexta-feira, mas isso é assunto para um próximo texto.

IMG_1897

Shalom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s